TIPOS DE PROGRAMAS DOUTORAIS

Étudiants

O doutoramento é um título que se obtém após 3 anos de investigação numa instituição devidamente credenciada para esse efeito. Em França, atualmente, existem mais de 270 escolas doutorais.  Para se obter o título de doutor, é preciso defender uma tese diante de um júri.

TESE OU DOUTORAMENTO?

A palavra tese muitas vezes é confundida com a palavra doutoramento.

O doutoramento é o título do diploma, ou seja, o mais alto emitido pela universidade e que é reconhecido internacionalmente.

A tese faz referência ao documento que deve ser escrito e apresentado a um júri para se obter o diploma. O doutoramento deve ser realizado sob a supervisão de um Directeur de Thèse (orientador), que orientará todo o processo. Antes de começar o doutoramento, é preciso escolher um orientador.

ONDE FAZER UM DOUTORAMENTO?

O doutoramento poderá ser realizado em todas as universidades bem como em escolas de engenharia, de negócios e de artes que, muitas vezes, estão associadas a universidades. O doutoramento é o mais alto diploma internacional e é obtido após três (normalmente, em ciências exatas) ou, no máximo, seis anos de estudos (normalmente em ciências humanas e sociais).

O doutoramento em ciências exatas é feito num laboratório/instituição onde se faz investigação em tempo integral, em interação quotidiana com um grupo de colegas. Em ciências sociais, o trabalho geralmente é feito de forma individual, não exigindo a presença regular no laboratório. O trabalho poderá ser feito muitas vezes, em casa, na biblioteca da universidade ou da escola, com a possibilidade de encontrar regularmente o seu orientador.

Cerca de 15.000 doutoramentos são emitidos por França todos os anos: 46% em ciências e técnicas, 20% em biologia-saúde, 20% em ciências humanas e 14% em ciências sociais.

AS ESCOLAS DOUTORAIS

O doutoramento é organizado pelas escolas doutorais. Em França, existem 270 escolas doutorais ligadas a 2500 laboratórios de investigação públicos espalhados por todo o país. Cada escola doutoral possui diversos laboratórios científicos.

São as escolas doutorais que organizam e planificam as actividades dos doutorandos, sobretudo as formações complementares em metodologia, comunicação, redação de artigos científicos, criação de empresa, propriedade intelectual, etc. Essas formações complementares correspondem a cerca de 150 horas de aulas, ao longo da realização do doutoramento.

As escolas doutorais também organizam as inscrições nos doutoramentos para além do acompanhamento dos trabalhos, em parceria com os orientadores.

Podes encontrar a lista das escolas doutorais no nosso anuário.

REDIGIR E DEFENDER A TUA TESE

Para além das atividades experimentais ou de estudo, terá de redigir uma tese, documento que deverá ter pelo menos 200 páginas. Também pode incluir na tese artigos que publicou em revistas científicas. A redação da tese também demonstra a aquisição de diversas competências: capacidade de síntese, senso crítico, conhecimentos bibliográficos, etc.

Uma vez a tese redigida, deve ser validada por dois examinadores e, após isso, pode defendê-la diante de um júri. Essa avaliação oral permite explicar o método de investigação e os resultados antes de debatê-los com os membros do júri. Além disso, importa saber que a defesa da tese poderá ser pública.

Essa defesa, juntamente com a tese, será publicada pela universidade no site www.theses.fr

OS DIFERENTES TIPOS DE DOUTORAMENTO

  

O doutoramento simples

É a forma mais comum de se realizar um doutoramento, ou seja: desenvolver uma pesquisa num laboratório de investigação por um período de 3 a 6 anos para obter, ao fim do processo, um diploma francês. A inscrição e a defesa da tese são feitas num só estabelecimento e a tese é realizada sob a direção do orientador científico.

 

O doutoramento em co-direção :

O doutoramento em co-direção significa que terá dois directores de tese. Um director no laboratório principal, ou seja, no estabelecimento em que está inscrito, e um outro director de tese, num outro estabelecimento, seja ele em França ou no exterior.

A inscrição e a defesa da tese são feitas apenas no estabelecimento do director de tese principal, o que significa que receberá o diploma desta universidade.

Trata-se de uma modalidade simples e interessante que lhe permite fazer o seu doutoramento através de uma colaboração internacional. Acesse

 

O doutoramento em empresa (CIFRE)

Fazer um doutoramento numa empresa é uma óptima oportunidade para entrar em contacto com o mundo económico. O dispositivo CIFRE permite fazer um doutoramento numa empresa que tenha vínculo com uma universidade pública. Nesse caso, o processo funcionará como uma co-direção: terá um orientador de tese, professor na universidade, e um tutor na empresa. Será assalariado na empresa, que recebe um incentivo do estado e receberá um diploma da universidade.

Existem alguns incentivos, como o programa EIT Digital, que encoraja as pessoas oriundas de países como Índia e Marrocos a fazerem doutoramentos em empresas.

 

Doctorat européen conjoint

O Doctorat Européen Conjoint, ou European Joint Doctorate, foi criado pela Horizonte 2020, programa de financiamento de pesquisa e inovação da União Europeia (2014-2020), no âmbito das acções Marie Sklodowska-Curie.

Este programa pode ser realizado por todos os estudantes estrangeiros e permite-lhes receber o título de doutor após 3 anos. Realizado em 3 países, este doutoramento é realizado em 3 estabelecimentos europeus.

 

Realizar um doutoramento em inglês

Em ciências exatas, em ciências da engenharia e em biologia, não é exigido possuir um nível de francês para realizar um doutoramento. A comunicação com o orientador de pesquisa pode ser feita em inglês. O doutorando pode realizar cursos de francês durante a estadia mas a tese poderá ser escrita e defendida em inglês. Apenas o resumo do trabalho deve ser escrito em francês.

Em ciências humanas e sociais, um bom nível de francês costuma ser exigido (geralmente B2 ou C1). Nas áreas de comércio, marketing, ciências políticas, comunicação e direito, é possível realizar a tese em inglês, porém, isso varia de acordo com o estabelecimento em questão.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre