Étudiants

Há mais de 260 milhões de francófonos no mundo e conhecer a língua francesa poderá abrir-te novos horizontes culturais e profissionais. Aproveite a tua estadia em França para aprender francês!

APRENDER O FRANCÊS, PORQUÊ?

Saber falar e escrever francês sempre será útil, mesmo sem viver em França.

Mais de 260 milhões de pessoas falam esta língua em todo o mundo em cerca de 30 países que possuem o francês como língua oficial.

O francês também é uma língua diplomática, sendo uma das línguas de trabalho oficiais da ONU, além de outras organizações internacionais como a União Europeia ou a Cruz Vermelha Internacional.

Em França, mais de 1.300 formações de ensino superior são ministradas em inglês. Portanto, nem sempre é preciso saber o francês para estudar em França e obter um diploma. Porém, mesmo se as aulas forem em inglês, viver em França e conhecer um pouco da língua do país ajudará a melhor aproveitar a sua estada e a integrar-se mais facilmente com os outros estudantes.

COMO APRENDER FRANCÊS EM FRANÇA?

Podes aprender francês em diversos centros de formação adaptados a iniciantes e a pessoas com conhecimentos prévios comprovados, por uma curta ou longa estadia, com cursos que correspondam aos teus interesses.

Para certificar-te de que aprenderás francês nas melhores condições, privilegia os centros reconhecidos pelo Ministério da Educação francês, existentes no site qualité FLE. Esse dispositivo permite encontrar uma formação de qualidade.

Encontrarás a lista desses centros no catálogo dos programas de curta duração e escolas de verão, editado pelo Campus France. Exemplo: https://www.cavilam.com.

Para obter mais informações, podes fazer o download da aplicação Immersion France, que possui todas as informações necessárias para a aprendizagem do francês em França.

PROGRAMA AU PAIR

Au Pair na França é um programa que possibilita viver por um período no país e aprender a língua estrangeira. O jovem Au Pair é recebido na casa de uma família francesa por um período pré-determinado e deverá estar inscrito num curso de francês.

COMO APRENDER FRANCÊS EM PORTUGAL?

Em Portugal, existem quatro tipos de estabelecimentos que te permitem aprender francês:

  • Os institutos e centros culturais franceses que estão ligados à Embaixada da França
  • A  rede de Alliances Françaises, que é a instituição sem fins lucrativos do governo francês cujo objetivo é a promoção da língua e da cultura francesa fora da França presentes em várias cidades de Portugal
  • Os departamentos universitários de estudos franceses ligados ao Ministério de Ensino Superior do seu país, algumas vezes subsidiados pela Agence Universitaire de la Francophonie.
  • A Comunidade "Le français, une langue d'opportunités", criada em outubro de 2015, reúne 10 empresas francófonas presentes em Portugal. Com base na observação de que o domínio do francês é hoje um real valor acrescentado nos procedimentos de recrutamento em Portugal, a Comunidade decidiu desenvolver - em parceria com a Aliança Francesa, a Embaixada da França em Portugal e o Instituto Francês em Portugal - projectos para promover a língua francesa nas universidades e escolas secundárias portuguesas. Cerca de 250 estudantes da Universidade Nova SBE, do Instituto Superior Técnico, do Instituto Superior de Economia e Gestão e das Faculdades de Economia e Engenharia do Porto fazem parte do programa.

Informa-te sobre estes estabelecimentos e como funcionam as inscrições!

Também pode aprender francês on-line!

 

  • Para se familiarizar com a língua e com a cultura francesa, pode assistir ao canal TV5 Monde, o canal internacional francófono. Na plataforma Apprendre, a TV5 Monde oferece exercícios interativos básicos e avançados para a aprendizagem do francês.
  • RFI Savoirs, a rádio francófona, também oferece exercícios, dossiers e emissões para aprender o francês.
  • A Association Française pour la Formation des Adultes oferece o MOOC (Massive Online Open Courses), incluindo um curso FLE (Francês Língua Estrangeira) para fornecer as bases da língua francesa a iniciantes.
  • A rede de Alliances Françaises oferecem muitos cursos online. Consulte o site para mais informações.
  • O grupo  KLF • Keep Learning French - Institut Européen de Français oferece modalidade online para aprender o Francês, e muito mais… 

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre