Étudiants

Diferentes estatutos, programas de acompanhamento e estruturas especializadas permitem aos estudantes e jovens formados de criar uma empresa em França, independentemente do seu projeto ou nacionalidade.

QUEM PODE CRIAR UMA EMPRESA EM FRANÇA

Pessoas com nacionalidade de países membros da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou da Suíça, formados no ensino superior francês podem livremente criar uma empresa em França.

Estudantes de outros países devem possuir uma autorisation provisoire de séjour (APS) para poder criar uma empresa em França. A APS permite permanência no território francês durante um ano após a obtenção de diploma (nível Master), para o desenvolvimento de um projeto de criação de empresa.

No momento da expiração da APS, caso a empresa seja viável, será necessário solicitar a carte de séjour temporaire mention entrepeneur-profession libérale que permite o exercício de atividade profissional autónoma.

ESTATUTO ESTUDANTE-EMPREENDEDOR

O estatuto de étudiant-entrepeneur (estudante empreendedor) diz respeito a estudantes ou jovens formados no ensino superior francês que desejem criar uma empresa no âmbito de um PEPITE (Pôle Étudiant pour l’Innovation, le Transfert et l’Entrepreneuriat – polos estudantis de inovação, transferência e empreendedorismo). Instalados nos campus universitários, os 29 PEPITE reúnem instituições de ensino superior, atores económicos e redes associativas de promoção do empreendedorismo de estudantes e jovens formados.

O estatuto étudiant-entrepeneur viabiliza apoio estrutural, de acompanhamento e de formação para a criação de empresa. Os jovens formados de menos de 28 anos terão direito também a continuar inscritos na sécurité sociale.

CRIA A TUA EMPRESA COM O ESTATUTO DE MICROEMPRESA

A microempresa (micro-entreprise) enquadra-se num sistema tributário, contabilistico e social simplificado para empreendedores individuais. Uma das dificuldades deste regime é a limitação do número de negócios que não pode ser ultrapassada e que varia segundo a atividade exercida. Por outro lado, o estatuto de microempreendedor pode ser associado a uma atividade remunerada ou com o recebimento de ajuda de desemprego. Procura mais informações junto à Agence France Entrepreneur.

NÃO CRIAS A TUA EMPRESA SOZINHA/O

Entra em contato com a chambre de commerce et d’industrie (Câmara do Comércio e da Indústria) ou do métiers et de l’artisanat (Câmara do Ofício e do Artesanato) da sua região. As câmaras disponibilizam dicas, organizam formações e podem oferecer apoio logístico para empreendedores de forma gratuita.

Estruturas especializadas que visam especificamente jovens formados que desejem criar a sua própria empresa:

  • Réseau Information Jeunesse do CIDJ (Centre d’Information et de Documentation Jeunesse) é a Rede de informação para a juventude ;
  • Missões locais do Ministère du Travail (Ministério do Trabalho) que promovem a inserção profissional de jovens com 16 a 25 anos de idade;
  • Rede de grupos criativos acompanha jovens empreendedores de 16 a 25 anos de idade;
  • O movimento para jovens e estudantes empreendedores (MoovJee) que dá apoio a jovens empreendedores por meio de programa de orientação.

É possível também entrar em contato com as associações de ex-chefes de empresa como a ECTI, EGÉE ou AIGRabcd para usufruir das suas experiências e das redes de contacto. Podes obter acompanhamento personalizado e voluntário. 

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre