AS FORMAÇÕES PRÉ-DOUTORAMENTO

Étudiants

Vais fazer um doutoramento em França? Para preparar-te bem, poderás seguir uma formação preparatória.

Em França, o trabalho de investigação começa desde o primeiro ano do doutoramento. Este primeiro ano não é um ano de curso, embora haja a participação em seminários científicos e algumas aulas de adaptação. É necessário, estar bem preparado para poder trabalhar de maneira autónoma e apropriar-se rapidamente dos códigos do mundo da ciência: a publicação, a ética, a propriedade intelectual, entre outros.   

Há alguns anos, são oferecidas formações específicas com duração de alguns meses a fim de ajudar os candidatos. Se ainda não fez o seu mestrado, uma boa hipótese seria fazer o seu estágio – nível master – em França, antes de ingressar num doutoramento.

Várias iniciativas de formação preparatória para o Doutoramento:

FIER-DOC: A FORMAÇÃO PRÉVIA AO TRABALHO DE INVESTIGADOR

FIER-DOC (French Innovative Experience in Research) é uma formação que prepara as teses e os futuros trabalhos do investigador. Criada pela rede n+i, destina-se aos estudantes estrangeiros titulares ou em curso de obtenção de um mestrado em ciências, ciências de engenharia ou tecnologias. Trata-se de uma formação de dois meses em gestão científica seguida de um estágio de três meses num laboratório de investigação.

Inteiramente em inglês, esta formação concede o direito a 30 créditos ECTS e um diploma de universidade (D.U). Representa um bom passo em direção ao doutoramento.

Para um futuro doutoramento, esta formação é interessante por dois aspectos: permite uma familiarização com o ambiente científico em França e com o trabalho que lhe será exigido no doutoramento. São organizados seminários e visitas em empresas ou laboratórios. O estágio permite testar os seus conhecimentos, as suas competências e a sua autonomia junto ao laboratório, que pode propor uma continuidade dos estudos.

FIER-DOC organiza duas sessões de formação por ano: uma em outubro e outra em fevereiro. Consulte o site para obter informações e realizar a sua candidatura.

 

Ano de formação pré-doutoramento PSL-ITI

PSL Research University Paris 

O Instituto de Tecnologia e de Inovação (ITI) da Université Paris Sciences et Lettres (PSL) propõe um percurso aos futuros doutorandos científicos que desejem tornar-se empreendedores. Essa formação compreende um estágio de cinco meses num laboratório ou numa empresa, uma formação multidisciplinar e a participação num projeto colaborativo de simulação de criação de empresa.

Este ano de formação num pré-doutoramento é aberto aos estudantes franceses e estrangeiros de nível BAC+5 vindos de uma escola de engenharia, da École Normale Supérieure (https://www.ens.psl.eu) e/ou titulares de um mestrado em ciências (MSc). As inscrições são feitas online.

OS ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO PRÉ-DOUTORAMENTO DA FSMP

A Fondation Sciences Mathématiques de Paris (FSMP) integra onze laboratórios de ciências matemáticas e reúne mais de 1200 pesquisadores, entre os quais cinco receberam medalha Fields. Acolhe doutorandos, mas financia também formações científicas de pré-doutoramento nos laboratórios externos. As inscrições são feitas online.

 

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre