Étudiants

Há muitas possibilidades para estrangeiros formados em França que desejem obter um emprego no país, após os seus estudos.

PERMANECER EM FRANÇA APÓS OS ESTUDOS E PROCURAR UM EMPREGO

Estudantes com Nacionalidade Europeia

Os estudantes estrangeiros com nacionalidade de país-membro da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou Suíça podem permanecer em França para procurar um emprego após terminar os seus estudos. A permanência pode ser de tempo indeterminado. Caso tenham menos de 28 anos, abre-se a possibilidade de realizar um trabalho voluntário internacional (VI)  no governo francês ou numa empresa francesa no exterior.

 

Estudantes Não-Europeus

Para permanecer em França após a obtenção do seu diploma, os estudantes não europeus devem possuir uma garantia de emprego ou contrato de trabalho com uma remuneração equivalente pelo menos a uma vez e meia o salário mínimo legal (ou seja, net 1846,5€, bruto 2331,9€).

Sem garantia de emprego, um estrangeiro formado não-europeu pode solicitar uma autorisation provisoire de séjour (APS) válida até 12 meses e não-renovável, pelo período necessário para encontrar um emprego em França ou abrir uma empresa. Para isso, é necessário possuir um diploma de licence professionelle, diploma de nível master ou um projeto de criação de empresa.

DICAS PRÁTICAS PARA PROCURAR UM EMPREGO EM FRANÇA

Para procurar um emprego, identifica o tipo de emprego que te interesse. De seguida, prepara o teu currículo (CV) e uma carta de motivação seguindo o padrão francês.

  • Verifica constantemente os sites de ofertas de emprego e crie alertas de e-mail segundo os seus critérios de busca. A Pôle Emploi cataloga as ofertas de todos os sites. O site da APEC também divulga vagas.
  • Atualiza o seu currículo com atenção e modifica-o conforme as ofertas para as quais estás a candidatar.
  • Envia candidaturas não-solicitadas a empresas de seu interesse para aumentar a sua rede.
  • Fica atento à tua reputação e às informações publicamente acessíveis. Os contratantes utilizam cada vez mais as redes sociais para saber mais sobre os candidatos(as) antes de os(as) encontrar.
  • Salões de emprego para encontrar oportunidades. Com o teu currículo e sua carta de motivação em mãos, podes realizar várias entrevistas no mesmo dia. Prepara bem a tua argumentação pois terás pouco tempo de convencimento.

TIRA PROVEITO DO TEU ESTÁGIO UNIVERSITÁRIO

O estágio durante os estudos universitários, exigido frequentemente para conclusão da formação, permite a familiarização com o mundo profissional e a prática do conhecimento e competências adquiridas com os estudos. Caso a sua formação não exija, nada lhe impede de realizar um estágio. Fazer um estágio é uma boa maneira de enriquecer o seu currículo e criar uma rede profissional que você poderá mobilizar no futuro.

PROCURAR ACOMPANHAMENTO

Diversas instituições oferecem serviços para ajudar ex-alunos formados a encontrar emprego, entre elas: associações de alumni, o Bureau d’Aide à l’Insertion Professionnelle (BAIP – Secretaria de Auxílio para Inserção Profissional), serviços de relações com empresas e fóruns de recrutamento.

Jovens formados (a partir do Bac+4) podem se dirigir à APEC (Association pour l’Emploi des Cadres) que os acompanhará na sua busca por emprego. Você pode também se conectar à agência Pôle Emploi, que acompanha qualquer pessoa em busca de emprego independentemente do seu nível de estudos.

ATIVAR AS SUAS REDES PROFISSIONAIS

Deixa o seu entorno saber que está à procura de emprego e descubra as empresas que estão contratando no seu setor. As redes sociais profissionais como LinkedIn permitem a disponibilização online do teu currículo, a construção e desenvolvimento de uma rede profissional e o retorno para ofertas de emprego.

As redes de alumni como a France Alumni (uma plataforma de referência para estudantes estrangeiros formados na França) são muito úteis e eficazes para encontrar um emprego ou obter informações sobre as empresas que te interessam.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre