Alimentação, saúde, transporte, lazer... para que o custo de vida em França não exceda o teu orçamento, é melhor preparar o seu orçamento com antecedência para evitar surpresas ao longo de sua estada.
CUSTOS DOS ESTUDOS
Podes verificar mais detalhes sobre o custo dos estudos em: CUSTO DOS ESTUDOS
ABRIR UMA CONTA BANCÁRIA EM FRANÇA
Abrir uma conta bancária em França pode ser muito útil, principalmente para pagar contas (eletricidade, telefone, aluguel), planos de internet, transporte ou ser reembolsado pelos seus gastos de saúde. Os cartões bancários também permitem fazer pagamentos de forma rápida e fácil, além de evitar circular pela rua com altas quantidades de dinheiro.
Possuir uma conta bancária é um direito reconhecido pela lei francesa. Um estudante estrangeiro que resida em França pode abrir uma conta bancária em qualquer banco francês. Existem diversas agências bancárias na maior parte das cidades francesas e, para ter mais informações, basta entrar numa delas e agendar uma reunião com um funcionário.
Compara as ofertas dos diferentes bancos. As taxas de depósitos internacionais ou de levantamento de dinheiro no exterior podem variar de um banco para outro.
Três documentos são necessários para abrir uma conta bancária:
1. documento de identidade
2. comprovativo de residência
3. atestado de escolaridade/cartão estudante.
Ao abrir uma conta bancária, tem direito a um cartão de pagamento e a caderneta de cheques. Com o teu releve d’identité bancaire (RIB), (NIB-Número de identificação bancária) poderás pagar as tuas assinaturas e as contas em débito automático.
Caso tenhas dificuldade em abrir uma conta bancária, existe um procedimento chamado “droit au compte”. O Banque de France irá designar um banco que será obrigado a abrir uma conta para si. Os detalhes deste procedimento, os documentos necessários e as associações que auxiliam no processo estão no site do Banque de France.
ORÇAMENTO PARA ALIMENTAÇÃO
Em média, os franceses gastam 300 euros por mês com alimentação. Esse valor pode variar em função da cidade onde vive e do seu consumo. Geralmente, o custo de vida é mais elevado em Paris.
Preço médio de alguns produtos básicos:
- Uma baguete de pão: 1 euro
- Um croissant: 1,10 euro
- 1kg de massa: 1,50 euro
- 1 litro de leite: 1,20 euro6 ovos: 0,50 euro
- Um café em um bar ou restaurante: 2 euros
- Uma refeição fast-food: 7 euros
- Um refeição em restaurante: de 10 a 20 euros
- Um sanduíche em uma padaria, com uma bebida: de 5 a 8 euros
- Uma refeição no Restaurante Universitário (RU): 3,25 euros
ORÇAMENTO PARA SAÚDE
Em França, os médicos são livres para cobrar o preço que desejarem pelas suas consultas. Para cuidar do teu orçamento, privilegie os médicos «conventionnés de secteur 1 » que fazem reembolsos quase integrais através da Sécurité Sociale. Se consultar um médico nos centros de saúde universitários, as consultas são gratuitas.
Veja alguns exemplos de tarifas para consultas com médicos «conventionnés de secteur 1 » e a quantia reembolsada pela Sécurité Sociale:
- Consulta em um especialista: 25 euros (16,50 euros reembolsados)
- Consulta em ginecologista, oftalmologista: 30 euros (20 euros reembolsados)
- Consulta em um dentista: 30 euros (a quantia reembolsada depende do tratamento realizado)
ORÇAMENTO PARA TRANSPORTE
Se viveres longe da tua faculdade, a tua despesa com transporte pode representar uma quantia significativa dos seus gastos. Por isso, é importante planeá-la. Veja algumas propostas que poderão ajudar:
- Uma assinatura anual de transporte em Paris, com tarifa estudantil: 342 euros
- Uma assinatura anual de transporte fora de Paris, com tarifa estudantil: entre 250 e 300 euros
- 1 litro de gasolina: 1,40 euros
- 1 bicicleta: as tarifas variam de acordo com a cidade, com possibilidade de assinatura anual. Em Paris, uma assinatura anual de bicicletas autosserviço com tarifa estudantil varia de 19 a 29 euros.
- Ida e volta Paris-Barcelona em avião: 150 euros
- Um cartão de desconto SNCF (válida para pessoas de 18 a 27 anos): 50 euros por ano
- Ida e volta Paris-Londres em Eurostar: entre 100 e 150 euros
- Ida e volta Paris-Marseille em TGV: 140 euros
Os estudantes possuem diversos benefícios nos meios de transporte. Não deixas de os aproveitar, poderás fazer uma economia considerável.
ORÇAMENTO PARA LAZERES
O preço das atividades de lazer e atividades culturais pode variar bastante. Há atividades para todos os gostos e orçamentos. Terás acesso a descontos e tarifas especiais ao apresentar o teu cartão de estudante ou se tiveres menos de 25 anos:
- 1 entrada de cinema com tarifa para menos de 26 anos: entre 5 e 7,50 euros;
- 1 entrada em museu ou monumento nacional: gratuito para todos os estudantes europeus com menos de 26 anos ou entre 5 e 15 euros;
- 1 entrada em piscina pública com tarifa reduzida: entre 1,50 e 3 euros;
- 1 livro de bolso: entre 5 e 10 euros
- 1 bilhete para um teatro: a partir de 10 euros
- 1 jornal nacional: entre 2 e 3 euros