O ESTATUTO DE PROFESSOR OU DE INVESTIGADOR CONVIDADO
As instituições de ensino superior francesas motivam professores e investigadores estrangeiros a realizarem as suas pesquisas e a ensinarem em França com o estatuto de professor invité (convidado) ou através de programas de cátedras.
O ESTATUTO DE PROFESSOR OU INVESTIGADOR CONVIDADO
As instituições de pesquisa francesas podem receber professores ou investigadores graças ao estatuto de convidado. As estadias duram geralmente entre 2 meses a um ano e são reservadas para professores ou investigadores titulares.
Os professores convidados são geralmente recebidos pelas universidades e devem, na maioria dos casos, fazer investigação e cumprir uma carga horária de aulas. Quando recebidos por um órgão de investigação (CNRS, INRA, INRIA, etc...) os investigadores convidados podem dedicar-se exclusivamente à investigação, com a excepção de alguns seminários que devem ser ministrados.
Verifica abaixo uma lista de instituições francesas que oferecem vagas de professor ou investigador convidado:
- Collège de France
- RFIEA (Réseau français des instituts d’études avancées)
- Université Paris 1 Panthéon Sorbonne
- Université Paris Saclay e o programa d’Alembert
- AixMarseille Université
- Université Paris 13
- UPMC
PROGRAMAS DE CÁTEDRAS
Além de receber professores e investigadores com esse estatuto, várias universidades ou grandes escolas francesas oferecem programas de cátedras para receber investigadores do mundo inteiro. Estes programas dizem respeito geralmente a temas científicos específicos e têm uma duração determinada. O Collège de France desenvolveu um programa de excelência no qual várias cátedras estão reservadas para investigadores ou professores estrangeiros. Para mais informações, consulte o link.
Por outro lado, as cátedras industriais permitem a investigadores estrangeiros trabalhar com uma empresa ou instituição de pesquisa por um período máximo de 2 anos. Esse programa é financiado pela Agência Nacional de Pesquisa (Agence Nationale de la Recherche).