Tem agora a garantia de acompanhar os seus estudos em França a partir do próximo ano académico. Encontre aqui tudo o que precisa de fazer e planear, passo a passo, para preparar a sua chegada.
O MAIS CEDO POSSÍVEL ANTES DA SUA CHEGADA A FRANÇA
Antes de chegar em França, comece a procurar um alojamento o mais cedo possível. Há uma série de passos que pode fazer à distancia. Se planeia procurar um alojamento uma vez que chegou em França, lembre-se de reservar um alojamento temporário até encontrar um alojamento permanente.
UM MÊS ANTES DA PARTIDA
Se não for cidadão de um país europeu, tome as medidas necessárias para obter o seu visto pelo menos um mês antes da sua chegada a França.
Se é cidadão de um país da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou da Suíça, não necessita de visto para estudar em França.
Pense no seu orçamento e verifique se o seu cartão de crédito lhe permitirá levantar dinheiro quando chegar a França. Caso contrário, planear levar dinheiro. Mais tarde poderá abrir uma conta bancária em França.
UMA SEMANA ANTES DA PARTIDA
- Notifique a sua instituição de acolhimento da sua chegada.
- Arrume a sua mala e certifique-se de que tem roupa adequada para todos os tipos de tempo.
- Finalmente, prepare os documentos necessários à sua viagem e à sua instalação, nomeadamente :
Documentos de identidade:
- bilhete de identidade ;
- passaporte;
- certidão de nascimento (tradução e cópia autenticada);
- carta de condução (se pretende conduzir em França).
Documentos relacionados com os seus estudos em França:
- certificado de matrícula na sua escola ;
- certificado(s) de nível linguístico (francês, inglês, etc.);
- diplomas anteriores (tradução e cópia autenticada).
Documentos relacionados com a sua viagem:
- os seus bilhetes de comboio ou de avião;
- o seu itinerário desde o aeroporto.
Documentos relacionados com a sua instalação:
- reserva do seu alojamento impressa ;
- os documentos necessários para a entrada no alojamento;
- a lista e os dados dos seus contactos em França.
Sinta-se à vontade para digitalizar ou tirar fotografias dos seus documentos e enviá-las para si mesmo por e-mail ou guardá-las numa nuvem. Desta forma, terá sempre acesso fácil a eles.
Não se esqueça de trazer o seu telemóvel, um cartão bancário que pode utilizar em França e o original ou cópia do seu registo de saúde.
O DIA DA SUA CHEGADA A FRANÇA
- Se chegar a França de comboio ou avião, encontrará máquinas ATM na maioria das estações ferroviárias e aeroportos. Se necessário, aproveite-os para levantar dinheiro.
- Se tiver de utilizar transportes públicos para chegar ao seu alojamento, compre os seus bilhetes. O pagamento por cartão de crédito é aceite.
- Dirija-se ao seu alojamento e complete as formalidades necessárias.
- Larguem as vossas malas, respirem e dêem um passeio para descobrir o vosso novo bairro.
NA PRIMEIRA SEMANA E NOS DIAS SEGUINTES
Quando chegar em França, há 5 passos muito importantes a fazer:
Pagamento da Contribuição do Campus e da Vida Estudantil (CVEC)
Este é o primeiro passo a dar antes de todos os outros. É obrigatório o registo na sua instituição de ensino superior.
A Contribuição do Campus e da Vida Estudantil (CVEC) custa 92 euros por ano. Pode pagá-lo na Internet, fazendo login no site cvec.etudiant.gouv.fr. Também pode pagá-lo em dinheiro numa estação dos correios.
Inscrição na sua instituição de ensino superior
Informe o departamento de relações internacionais da sua instituição de acolhimento. Aproveite esta oportunidade para obter as informações de que necessita para continuar os seus estudos em França. Depois, dirija-se ao departamento das inscrições para pagar as suas propinas e obter o seu cartão de estudante.
Abertura de uma conta bancária
A abertura de uma conta bancária em França pode ser muito útil, especialmente para pagar as suas contas (electricidade, telefone, aluguer) e subscrições (transporte, Internet). Também lhe será mais fácil receber quaisquer salários que possa ter e ter as suas despesas de saúde reembolsadas directamente. Um cartão de pagamento francês também lhe permite pagar a maior parte das suas despesas e poupa-lhe o transporte de grandes quantidades de dinheiro.
Possuir uma conta bancária é um direito que é reconhecido pela lei francesa. Um estudante estrangeiro que viva em França pode abrir uma conta bancária em qualquer banco em França. As várias instituições bancárias estão representadas na maioria das cidades; basta empurrar a porta de uma agência e marcar uma reunião com um conselheiro.
Comparar ofertas de diferentes bancos. Os custos de cartões de levantamento, transferências internacionais e levantamentos de dinheiro no estrangeiro podem variar significativamente de uma instituição para outra.
São necessários três documentos para abrir uma conta bancária: um documento de identidade, um comprovativo de residência e um comprovativo de educação ou um cartão de estudante. Enquanto espera pelo alojamento permanente, pode por vezes utilizar o endereço do departamento de relações internacionais da sua instituição.
Ao abrir uma conta bancária, terá direito a um cartão bancário e a um livro de cheques. Graças aos dados da sua conta bancária, pode facilmente configurar débitos directos para as suas várias subscrições.
Registo na segurança social
Se tiver um Cartão Europeu de Seguro de Saúde (CESD), não precisa de se registar no sistema de segurança social francês. Pode utilizar o seu cartão e receber cuidados em França. Este cartão é necessário no seu país de origem.
Os estudantes interessados são os que têm a nacionalidade de um país da União Europeia, Islândia, Lichtenstein, Noruega ou Suíça.
DURANTE O PRIMEIRO MÊS
- Dirija-se ao departamento académico da sua escola ou à UFR de que depende para obter a sua agenda.
- Visite a biblioteca da sua instituição para verificar se o seu cartão de estudante está a funcionar correctamente (o seu cartão de estudante serve frequentemente como o seu cartão de biblioteca).
- Passe também pelo serviço CROUS para levantar os seus bilhetes Resto U ou activar o seu cartão de pagamento electrónico e o Passe Cultura que lhe oferece muitas vantagens.
- Se a sua escola oferece uma semana ou fim-de-semana de integração, não hesite em inscrever-se: é uma boa maneira de conhecer outros estudantes e praticar o seu francês.
- Finalmente, entre em contacto com as associações de estudantes para o manter informado das actividades que oferecem ao longo do ano.